sábado, 17 de julho de 2010

ALMOÇO MWANGOLÊ

A forma certa de se comer


Diliça!


Legenda! rsrsrs

Espetáculo!


DE VOLTA!

Desculpem a ausência, mas estive de férias no Brasil - e férias, são férias! Voltei a Luanda, mas até entrar no ritmo novamente e passar toda a pauta, demora um pouco.

Enfim, quero compartilhar um evento que inventei de inventar lá na Mais Visual, nossa agência: UM ALMOÇO ANGOLANO. Isso mesmo. Literalmente angolano. Nada de brasileiro, nenhum prato "reserva" caso não gostássemos do menu, apenas comida angolana.

Na mesa, foram servidos:

- FUNGE DE BOM BOMBÔ

É a feijoada do angolano, a comida típica daqui. Bombô é como eles chamam a mandioca. Para fazer essa iguaria de África (aqui se fala assim, "de" África), usa-se a fuba batida com um pouco d'água para dar o ponto e muuuuuuita força na munheca! Noossa, neguinho sua batendo esse mambo!!!!! Detalhe - só quem bate o funge é a mulher! Sexo frágil....

- FUNGE DE MILHO

O mesmo processo de produção, substituindo-se a fuba de bombô pela de milho.

- GIMBÔA

Um mato local, tipo expinafre, feito da mesma forma que o espinafre. Na verdade eu não sei como se faz, mas nossa Fatinha, a cozinheira, chegou com um saco desse mato do tamanho do saco do papai noel. Juro - vide foto! Eu falei perguntei para ela se era liamba (maconha) e se ela iria fumar aquilo tudo... PRA QUÊ? Vinte e dois minutos rindo sem parar!!!!

Ela fez um prato com gimbôa delicioso, temperado com ginguba (amendoim), que não deu pra quem quis.

- COUVE

Da mesma forma que se faz para a feijoada.

- MOLHO DE TOMATE

O funge só se come com algum molho. Não é uma guarnição que se come sozinho, por exemplo. Sempre acompanha uma carne e um molho. Se come muito com peixe assado também, a Chôpa ou Cacusso, mas acompanhado de um molhinho sempre.

- CARNE ASSADA

Feita na brasa, na churrasqueira.


Meu objetivo nessa empreitada foi juntar toda a equipe, mostrar que conhecemos e, no mínimo, valorizamos e respeitamos seus costumes. Os nossos angolanos, que almoçam na agência, não aguentam mais comer feijão! kkkkkk Estão todos engordando! Aqui, o feijão é uma comida de fim de semana, não se come diariamente. Mas todos viraram cabras da peste, nórdestinos.

Foi muita risada, muita piada, caretas do chefe comendo funge, expressões de espanto de um, receio de outros, isso do lado brazuca. Já do lado angolano, nooossa, foi muito fantástico. Eles olhavam para nós meio que espantados, ainda não acreditando que os brasileiros, chefes deles, estavam comendo a comida que eles comem, do jeito que eles comem e do jeito mwangolê que eles adoram. Foi fantástico.

Para mim foi apenas mais uma vez, porque com essa minha curiosidade e enxirimento sagitarianos, eu já tinha comida várias vezes tudo aquilo! kkkkkk

Se deliciem com as fotos.

Aproveitando, sendo fiel 'a minha profissão, permitam-me fazer propaganda do meu twitter:

T W I T T E R . C O M / S O T U V E N D O





3 comentários:

  1. Lucaaaaa, tenho que ir aí para provar essa "iguaria". Mas acima de tudo, muito boa a real intenção desse almoço!!! confraternização, igualdade e respeito. Parabéns pela brilhante idéia e iniciativa. Beijooooo.

    ResponderEliminar
  2. ja comi muuuuuuuuito ! mas funge pra mim eh o de milho..
    E prato bom eh o calulu e a muemba de galinha..
    Experimenta!
    eu a-do-ro !
    xero!

    ResponderEliminar
  3. genteeeee a Fatinha virou modelo !!!!

    ResponderEliminar